Poços de Caldas, MG – A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas estará presente durante a programação do Carnaval, garantindo assistência à população e aos foliões com atendimento médico, ações de prevenção e fiscalização sanitária.
As unidades de urgência e emergência , como a UPA – Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Margarita Moralles, estarão preparadas para atender à demanda ampliada típica do período carnavalesco.
Além disso, a Secretaria de Saúde disponibilizará ambulâncias em pontos estratégicos da cidade, reforçando o atendimento de urgência durante os eventos: 13 de fevereiro; Horário: das 18h à 0h; Local: Parque José Afonso Junqueira; Tipo: Ambulância Básica.
De 14 a 17 de fevereiro: Horário: das 13h à 0h; Local: Praça Pedro Sanches; Tipo: Ambulância Básica.
De 14 a 17 de fevereiro: Horário: das 17h à 1h; Local: Praça Dom Pedro II (Praça dos Macacos); Tipo: Ambulância Avançada.
Como parte das ações de promoção da saúde, haverá distribuição gratuita de preservativos, autoteste e panfletos informativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No domingo (15) e na terça-feira (17), será instalado um ponto fixo de distribuição na Praça dos Macacos, das 15h às 21h.
A Vigilância Sanitária também atuará de forma integrada com outros órgãos da Prefeitura, realizando vistorias e orientações sanitárias nos eventos carnavalescos.
A Secretaria de Saúde reforça o alerta para que todos aproveitem o Carnaval com alegria e responsabilidade: mantenha-se hidratado, use protetor solar, alimente-se bem, evite excessos e respeite os seus limites. Cuidar da saúde também faz parte da folia.
Os secretários de Saúde também aproveitam a oportunidade para orientar a população
“O Carnaval é um momento de alegria e celebração, mas também exige cuidado com a saúde. Nossa rede de saúde estará preparada para atender a população, mas a prevenção e a responsabilidade de cada um fazem toda a diferença para uma folia segura”, destacou Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso secretário de Saúde
E o adjunto José Gabriel Pontes Baeta também reforçou: “Durante o Carnaval, orientamos que a população redobre a atenção com a saúde: evite o consumo excessivo de álcool, não dirija após beber, utilize preservativo, cuide da alimentação e procure atendimento médico ao primeiro sinal de mal-estar. Aproveitar a festa com consciência é a melhor forma de garantir um Carnaval tranquilo para todos.”