Poços de Caldas recebe curso de introdução à análise transacional

Poços de Caldas, MG – O mundo contemporâneo, mais que em outros momentos da história da humanidade, nos indica que não nascemos para vivermos sós, apesar do alto custo que pagamos para nos mantermos integrados, em troca e felizes nos grupos dos quais estamos envolvidos. É preciso ter a tal inteligência emocional, apresentada por Daniel Goleman em suas pesquisas, ou inteligência inter e intrapessoal de acordo com as descobertas do psicólogo norte americano Howard Gardner. Afinal, manter um bom relacionamento com nossos interlocutores nem sempre é uma tarefa fácil. Essa conexão e troca pode trazer alegria e também dificuldades.
Saindo de um processo doloroso de isolamento social em que fomos obrigados a buscar outras formas de contato e de comunicação com nossos grupos sociais, em alguns momentos o mundo parece se apresentar de cabeça para baixo, dificultando as relações interpessoais. Afinal, como podemos compreender os comportamentos daqueles com quem precisamos manter contato e, ao mesmo tempo, manter controle sobre nossos próprios sentimentos e atitudes?
Podemos investir no autoconhecimento. Quanto melhor nos conhecermos, mais fácil será aprender a identificar, analisar e alterar nosso comportamento de modo que afetem positivamente nossa relação com o outro. Nesse processo, podemos ainda a conferir se estamos nos comunicando adequadamente, transmitindo claramente nossas ideias ou mesmo a corrigir ruídos de comunicação que eventualmente têm gerado conflitos.
Uma das técnicas psicológicas eficazes na busca pelo autoconhecimento, é a Análise Transacional, também conhecida como AT, desenvolvida em 1956 pelo psiquiatra Eric Berne.
A Análise Transacional é uma teoria psicológica que compreende a personalidade dos indivíduos como um sistema biopsicossocial aberto e dinâmico, levando em conta os aspectos individuais, interpessoais e grupais como parte essencial deste sistema. A AT se propõe a estudar os pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas diante das trocas de estímulos e respostas obtidas durante o contato entre elas.
O Espaço Lumni, receberá nos próximos dias 14, 15 e 16 de outubro, o médico carioca e analista transacional clínico, Dr. Jorge Fagim, como facilitador do Curso Introdução à Análise Transacional. O curso é voltado a qualquer pessoa que esteja interessada no autoconhecimento e em promover mudanças positivas em sua vida, conhecendo e aprendendo a utilizar as principais ferramentas ou instrumentos da Análise Transacional.
Dr. Jorge Fagim é médico pediatra, hebiatra – especializado em adolescentes pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Analista transacional clinico, pela União Nacional dos Analistas Transacionais do Brasil. Criador do Projeto de Educação em Saúde para adolescentes para as escolas municipais de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.