paulo_24

Homem de confiança do prefeito, Paulo Ney fala sobre desafios da Secretaria de Governo

Data da Publicação:

24/12/2022

Poços de Caldas, MG – Se tem um nome que conta com total prestígio do chefe do Executivo, este é Paulo Ney de Castro Júnior, agora secretário de Governo. O trabalho do secretário vem se destacando tanto que os elogios partem de todos os lados, até mesmo de vereadores de oposição, que reconhecem em Paulo Ney o principal nome de ligação com a Casa de Leis e a Casa Amarela.
A reportagem conversou com o secretário, que abordou diversos assuntos, entre eles a sua transição da Secretaria de Comunicação para a de Governo, a mais próxima da administração de Sérgio Azevedo.

Mudança
A reportagem questionou como foi a troca de Secretarias e Paulo Ney ressaltou que tudo aconteceu de uma forma bem tranquila, mas concorda que a proximidade que já tinha com Celso Donato, secretário anterior, facilitou bastante. “Já acompanhava o plano de governo num trabalho conjunto com o Celso, acompanhando tudo bem de perto, o que tornou esta transição muito tranquila. Mas é preciso ressaltar o trabalho que fizemos na Secretaria de Comunicação, trouxemos mais serviços para a Secretaria e acredito que saí deixando a pasta com uma boa estrutura”, disse. Dentre os trabalhos realizados durante a passagem pela Comunicação está o portal da transparência, que se encontra em plena atividade, o E-Ouve e também o Diário Oficial do Município, que hoje é completamente digital. Ney destaca que todas estas novidades proporcionaram uma valorização maior para a Secretaria de Comunicação.
Aprendizado
O secretário destaca que o período de transição foi também de muito aprendizado, já que a Secretaria de Governo tem um peso maior. “Nesta pasta passam todas as decisões de governo, além do elo que ela faz entre os poderes Executivo e Legislativo”. Mas Paulo Ney ressalta que não teve muitas dificuldades no período inicial pela estrutura que a Secretaria de Governo tem. “O secretário anterior, Celso Donato, deixou uma Secretaria muito organizada e isso me deixou muito tranquilo, pela certeza de que vamos cumprir o que está planejado pelo prefeito”, falou Paulo Ney.

Projetos
Paulo Ney contou que a Secretaria tem uma demanda grande e muitos projetos que precisam ser enviados ao Legislativo. “Temos um bom relacionamento com a Câmara Municipal, apesar dos problemas políticos, mas nosso pensamento é passar por cima dos entreveros e buscar sempre o melhor para a cidade”. O secretário ressalta que para o bem da cidade é preciso pensar sem vaidade, sem olhar político, mas sim buscar somar sempre num processo que quem sai ganhando é a cidade e sua população. “Estamos trabalhando para trazer projetos em benefício para a população e neste ponto acredito que tem o entendimento da Câmara. Graças a Deus temos mandado muitos projetos para a Câmara e acredito que o que for bom para a cidade a Câmara vai trabalhar junto ao Executivo”, falou Paulo Ney.

Câmara
Esta semana a Câmara elegeu sua Mesa Diretora e o vereador Douglas Dofu é o novo presidente pelos próximos dois anos. Paulo Ney destacou que acredita que a mudança de presidente não vai alterar a relação com a Câmara Municipal e desejou boa sorte para Dofu durante o período em que estiver à frente da Casa. Sobre os vereadores de oposição, o secretário de Governo destaca que eles também precisam ser ouvidos. “Eles também encaminham projetos para a prefeitura, projetos importantes para o município e a gente tem que trabalhar sabendo separar a questão política. Acredito que este reconhecimento da Câmara quando vem é importante, mas isso não pode nos iludir. Temos um trabalho para cumprir, a Câmara também, é uma das suas principais funções fiscalizar o Executivo, mas tudo que fazemos aqui procuramos fazer de forma conjunta. A meta é ter sempre um trabalho de mais diálogo com a Câmara”, falou o secretário.

Estádio
Homem do esporte, assessor de times como Poços de Caldas FC e Caldense, entre outros, torcedor fanático do Flamengo, Paulo Ney disse que está acompanhando de perto todo o desenrolar da situação do estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, que vem sendo ameaçado de veto pela Federação Mineira de Futebol por conta das condições de seu gramado. “O interesse da prefeitura sempre foi muito claro e era a troca do gramado e por isso o local foi colocado para sediar os eventos de comemoração dos 150 anos da cidade. Mas, infelizmente, a empresa que participava do edital de licitação veio com um preço exorbitante, muito acima do que a prefeitura havia orçado e a prefeitura achou por bem cancelar aquele edital e colocar em prática o plano B, que era o de recuperação do gramado. Quem vai ao estádio hoje sabe que ele está em condições até melhores que estava no ano passado”, falou o secretário. Sobre a intervenção da Federação Mineira, ele destaca que o trabalho no Ronaldão já vinha sendo feito e acredita que esta intervenção é desnecessária. “Vamos aguardar e se for para o bem do clube que estas intervenções sejam feitas, o município não vai se opor a isso, já que o que importa é que o estádio esteja à disposição da Caldense para o Campeonato Mineiro. Paulo Ney disse que a troca do gramado segue sendo a prioridade e ela pode acontecer após o Campeonato Mineiro. Ele destaca que o edital de licitação já está pronto, mas precisa de tempo para que seja feito este serviço.
Centro Administrativo
O secretário comentou ainda sobre a construção do Centro Administrativo. “Esta é uma obra muito necessária e vai acabar com uma situação vivida hoje com a prefeitura toda distribuída. A licitação para esta obra já foi publicada, será a maior obra da história do município, sem dúvidas. Vai demorar para ser concluída, mas queremos terminar este projeto para que a administração atual usufrua desta estrutura, que vai facilitar a vida de todos os poços-caldenses”, falou o secretário.

Futuro
Questionado se tem pretensões políticas para o futuro, Paulo Ney diz que o momento é de pensar em trabalho. “Não tenho ambição política, não tenho este desejo, não faz parte dos meus planos. Estou aqui para trabalhar, contribuir com a administração e este é meu pensamento para o futuro”, destacou Ney.

 

Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com

 

 

Leia Também

foto-audiencia-terras-raras-29-04-25

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Tiago Mafra questiona Prefeitura sobre relatório de transição da Controladoria

Poços de Caldas, MG - Um requerimento de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), nº 1156/2025, foi aprovado em Plenário na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na última terça-feira, 22. O documento solicita à Prefeitura de Poços de Caldas respostas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!