douglas_11

Projeto de Lei obriga assinatura física de idosos em contratos de operação de crédito

Data da Publicação:

11/03/2023

Poços de Caldas, MG – O Projeto de Lei n. 13/2023 dispõe sobre a obrigatoriedade da assinatura física das pessoas idosas em contratos de operação de crédito firmados por meio eletrônico ou financeiro com instituições financeiras e de crédito. A matéria, de autoria do presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu (União Brasil), foi encaminhada para análise das Comissões Permanentes do Legislativo.
De acordo com a proposta, considera-se contrato de operação de crédito todo e qualquer tipo de contrato para desconto em aposentadorias, pensões, pecúlios, poupanças, contas correntes, tais como empréstimos, financiamentos, arrendamentos, hipotecas, seguros, aplicações financeiras, investimentos ou qualquer outro tipo de operação que possua natureza de crédito. Esses contratos, como sugere o projeto, devem ser disponibilizados em meio físico aos idosos para conhecimento das cláusulas e, posteriormente, assinatura. A proposição prevê, ainda, penalidades e multas em caso de descumprimento pelas instituições financeiras.
Segundo o autor, é preciso também proteger essa parcela da população quando se trata de direito do consumidor. “Esta é uma medida simples com o intuito de assegurar que o cliente idoso tenha ciência dos contratos que assina e que esteja devidamente informado sobre o produto em questão. Não queremos, de maneira alguma, interferir em objetos do contrato, mas assegurar ao idoso a sua dignidade, não permitindo que façam operação de crédito por meio telefônico ou eletrônico. Muitos recebem, constantemente, ligações de empresas que querem fazer empréstimos com base nas informações de aposentadoria, portanto queremos resguardá-los”, ressalta Douglas Dofu.
O vereador alega, ainda, que Poços de Caldas possui uma população idosa um pouco maior do que a média nacional, fato que também justifica uma atenção especial com relação ao tema. “Estima-se que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população do país. Em nosso município, conforme levantamento do Poder Executivo com base na vacinação contra a COVID-19, observou-se que 30.402 idosos haviam tomado a 1ª dose. Ou seja, isso corresponde a 18,02% da população total estimada em Poços no ano de 2020. São números que mostram a importância de um cuidado com o idoso, por isso a elaboração do Projeto de Lei”, conclui.

 

 

Leia Também

Foto: Divulgação

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito Paulo Ney é o primeiro entrevistado do Jornal da Libertas Edição do Meio-Dia

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, participou nesta quarta-feira (30) da estreia do Jornal do Meio-Dia, da Rádio Libertas, agora transmitido do novo estúdio instalado no prédio do Centro Administrativo. Durante a entrevista,…
Foto: CMPC/Divulgação

Câmara Municipal recebe assistidos da APAE Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira, 25, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, como parte do projeto Câmara em Visita, assistidos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em continuidade à ida dos vereadores…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra solicita informações à Prefeitura sobre elaboração do novo Plano Diretor

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) apresentou o Requerimento n. 1226/2025 na sessão ordinária da última terça-feira, 29. O documento, aprovado pelos parlamentares presentes, solicita esclarecimentos à Prefeitura de Poços de Caldas sobre o andamento do…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!