luzia_15

Vereadora ressalta que doação de área para a APAC é um marco para a área social

Data da Publicação:

15/03/2023

Poços de Caldas, MG – Na última semana, a Câmara de Poços aprovou o Projeto de Lei Executivo n. 16/2023, que autoriza a Prefeitura a doar, com encargos, imóvel urbano de propriedade do município à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC. Trata-se de uma área de 53.377,46 m2, localizada na rodovia Poços de Caldas/Andradas, próximo ao km 12.
Desde o início desta Legislatura, a vereadora Luzia Martins (PDT) tem discutido a possibilidade de implantação de uma APAC na cidade. A parlamentar esteve em diversas reuniões para discutir o tema, com a participação de representantes da Associação em Poços, da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e também de outros vereadores envolvidos no debate. Acompanhada dos vereadores Douglas Dofu (União Brasil), Kleber Silva (Novo), Roberto Santos (Republicanos) e Tiago Braz (Rede), a legisladora esteve em Belo Horizonte, no ano passado, para uma reunião com o secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública e, também, na cidade de Pouso Alegre para conhecer a APAC daquele município. Todas as visitas com o objetivo de incentivar a execução do projeto em Poços.
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. A APAC opera como entidade auxiliar dos Poderes Judiciário e Executivo, respectivamente, na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade nos regimes fechado, semiaberto e aberto. O objetivo dessa proposta é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena, evitando a reincidência no crime e oferecendo alternativas para o condenado se recuperar.
Segundo Luzia Martins, este é um momento muito importante para a atual Legislatura e para o município de Poços de Caldas. “Tive contato com o método APAC em 2018, através do meu amigo Celso Patelli e do juiz Dr. Robson. Desde então, fiz várias visitas, participei de várias reuniões por acreditar nessa forma de trabalho que recupera, ressocializa e investe no ser humano. Um momento muito importante esse que estamos vivendo, porque naquela época todos já relatavam a luta por um terreno para construção da APAC e essa luta não prosperava. Desde que assumi esse mandato, tivemos muitas conversas com a promotora Dra. Gabriela, juízes, promotores, OAB e todos os voluntários da APAC e falamos da importância desse projeto. A doação da área é um marco para todos que se empenharam, para os vereadores que votaram, compreendendo e fortalecendo esse trabalho”, ressaltou.
O presidente da APAC Poços de Caldas Dr. Deusimar Pereira falou do empeno da Câmara em todo o processo de doação do terreno. “Agradecemos efusivamente a doação feita pela Prefeitura de uma área para a construção do seu Centro de Ressocialização, bem como agradecemos a dedicação da Câmara Municipal na aprovação do Projeto de Lei que tornou possível tal doação. Entre todos os vereadores, destacamos a grande luta da vereadora Luzia bem como dos vereadores Douglas, Kleber, Tiago, e apoio de todos os demais vereadores, demonstrando que todos estão empenhados no bem-estar da população de Poços de Caldas. A todos o meu muito obrigado”, disse.
Engajada nas causas sociais, a vereadora afirmou que as políticas públicas precisam ter continuidade. “Não podemos virar as costas para as questões sociais, para os problemas que são resultados de falta de políticas públicas envolvendo moradia, geração de trabalho e renda, saúde, educação. Agradeço todos os colegas pelo apoio, o Executivo por acreditar na proposta e aos membros da APAC por confiarem no meu trabalho, acreditarem e permitirem que eu fizesse parte dessa história”, finalizou.

Leia Também

foto-joao-pinheiro-30-04-25

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas,MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª Vara…
foto-paulo-libertas-01-05-25

Prefeito Paulo Ney é o primeiro entrevistado do Jornal da Libertas Edição do Meio-Dia

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, participou nesta quarta-feira (30) da estreia do Jornal do Meio-Dia, da Rádio Libertas, agora transmitido do novo estúdio instalado no prédio do Centro Administrativo. Durante a entrevista,…
foto-camara-apae-30-04-25

Câmara Municipal recebe assistidos da APAE Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira, 25, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, como parte do projeto Câmara em Visita, assistidos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em continuidade à ida dos vereadores…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra solicita informações à Prefeitura sobre elaboração do novo Plano Diretor

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) apresentou o Requerimento n. 1226/2025 na sessão ordinária da última terça-feira, 29. O documento, aprovado pelos parlamentares presentes, solicita esclarecimentos à Prefeitura de Poços de Caldas sobre o andamento do…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!