Governo de Minas firma parceria com a Ferrero para desenvolver parque esportivo em Poços

Belo Horizonte, MG – O Governo de Minas e a Ferrero assinaram, nesta terça-feira (12/9), em Alba, na Itália, um protocolo de intenções para instalar um parque em Poços de Caldas e o desenvolvimento das atividades do programa educacional Kinder Joy of Moving, com o qual o Estado já mantém parceria. O termo foi assinado em reunião com executivos na sede da empresa após a apresentação do parque já instalado na cidade italiano, também criado com os objetivos de desenvolvimento educacional.

“A Ferrero nos apresentou o parque em Alba que foi desenvolvido para melhorar as ações de educação e incentivo ao esporte para crianças e jovens de 6 a 12 anos. Poços de Caldas foi o ponto de partida do projeto no Brasil e, agora, assinamos um protocolo para que um parque também seja disponibilizado para as atividades realizadas com os mineiros”, destacou o governador. “Acreditamos nisso: na transformação por meio da educação, do esporte, do desenvolvimento das pessoas para um futuro melhor”, completou.

O Kinder Joy of Moving chegou ao Brasil em 2018, em uma parceria com a prefeitura de Poços de Caldas. A metodologia Joy of Moving foi implementada em 96 municípios mineiros, alcançando aproximadamente 459 escolas estaduais, por meio do treinamento de educadores do Ensino Fundamental, que atendem, predominantemente, crianças dos 6 a 12 anos.

O programa inspira crianças e jovens a se movimentarem, por meio de jogos e brincadeiras, além de desenvolver habilidades-chave em 34 países. A alegria do movimento muda espontaneamente o foco do desempenho para a diversão, da competição para a cooperação. Os conteúdos e as atividades deste programa estão alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Além das atividades presenciais, os educadores contam com uma biblioteca de jogos em vídeo ofertada exclusivamente aos professores inscritos no programa, por meio da plataforma global, a Joy Of Moving Education.

A instalação do parque educacional em Minas, conforme o diretor de relações institucionais da Ferrero, Fernando Careli, será possível justamente por meio da iniciativa público-privada, que permite encontrar um modelo de negócio que viabilize a aplicação, de forma rigorosa e precisa, da metodologia do Joy of Moving. “Já implementamos o projeto nas escolas no estado de Minas, em mais de 100 cidades. Neste ano, a gente deve alcançar em torno de 200 mil crianças fazendo atividades físicas por meio da metodologia e o parque é uma inovação, um complemento que a gente quer construir junto com o governo e com a prefeitura, além de oferecer esse espaço público para a comunidade local”, explicou.
Kinder Joy of Moving

Liderado pela Ferrero, o programa iniciado em 2018 já formou mais de 1.700 profissionais da educação das redes municipais e estadual de Minas Gerais, contribuindo para levar atividades físicas a mais de 9 mil crianças e adolescentes do município e a outros 18 mil jovens no estado. Em 2022, mais de 1.000 professores, de mais de 450 escolas estaduais, foram convidados a integrar a ação, na tentativa de alcançar cerca de 100 mil crianças por todo o estado mineiro. Poços de Caldas, no Sul de Minas, foi o primeiro município do país a receber o projeto, em 2018. De lá para cá, o programa já formou mais de 1,7 mil profissionais da educação das redes municipal e estadual.
Parceria

Secretaria de Estado de Educação (SEE) e sua Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais são as referências do Governo de Minas para o desenvolvimento do projeto, com o objetivo de disponibilizar orientações estratégicas para implementação e relacionamento com as escolas, sugestão sobre o plano de abrangência e indicação das regiões, entre outras responsabilidades.

Também entre obrigações pactuadas, a Ferrero do Brasil assume, por exemplo, a missão de dar suporte estratégico para articulação com instituições parceiras, gerenciamento de atividas com os educadores conforme calendário estabelecido, produção de eventos de formação e elaboração de relatórios de acompanhamento.

Fonte: Agência Minas –  Fotos: Aluísio Eduardo / Imprensa MG