Escola Municipal Carmélia de Castro sedia lançamento do “Cultura Educação”

Poços de Caldas, MG – “Antes de uma criança começar a falar, ela canta. Antes de escrever, ela desenha. No momento em que ela consegue ficar em pé, ela dança. Arte é fundamental para expressão humana”. A frase da atriz Phylicia Rashãd abriu a apresentação da campanha Cultura Educação, lançada na manhã desta quinta-feira (21), na Escola Municipal Carmélia de Castro, na zona rural do município.
Nesta primeira fase, a iniciativa reúne três produtos sistematizados em três editais específicos, voltados para artistas, agentes culturais e arte-educadores para a execução de propostas artísticas e culturais em escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino em Poços de Caldas. A iniciativa conjunta visa trazer experiências artísticas para crianças e adolescentes, contribuindo para seu desenvolvimento social, cultural e cognitivo.
“Hoje iniciamos o projeto Cultura e Educação, que vai oportunizar o encontro de diversas atividades culturais com os estudantes das nossas unidades de ensino. São aproximadamente R$ 1,7 milhão de investimentos, em 140 projetos, que atenderão toda a cidade. O local escolhido para o lançamento foi a escola Carmélia de Castro, na zona rural, onde fomos muito bem recebidos pelos alunos e pela equipe da unidade”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo.
As atividades atendem os objetivos do Plano Municipal de Cultura e do Plano Decenal de Educação, que compõem os sistemas das duas áreas. Desde 2017, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), linguagens como Artes Visuais, Música, Dança e Teatro se tornaram componentes na base curricular das escolas, buscando enriquecer o aprendizado e promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes, proporcionando às crianças o contato com diversas manifestações artísticas.

Lançamento
A E.M. Carmélia de Castro foi escolhida para sediar o lançamento do conjunto de ações porque será contemplada nas três modalidades: Festival Estudantil de Teatro (FET), Educação Integral e Educação Infantil. “Quero agradecer pela oportunidade de a nossa escola ter sido escolhida, é um orgulho para nós”, ressaltou a diretora da unidade, Renata Morais Pacheco Marcondes. A E.M. Carmélia de Castro conta com 138 alunos matriculados, do Jardim ao 9º Ano do Ensino Fundamental.
O vice-prefeito Júlio César de Freitas, responsável pela articulação das ações das diversas secretarias municipais, destacou que é possível medir os investimentos nos projetos, mas que o impacto em longo prazo é imensurável. “Cada criança aqui é uma história”, disse.
“Hoje é um dia de muita alegria porque não existe educação sem cultura. A educação precisa da cultura para que o ser humano cresça na sua totalidade”, lembrou a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

Na prática
As etapas do processo envolvem a abertura dos editais, contratação pública e assinatura dos contratos, já concluídas. Neste momento, as ações estão sendo agendadas nas unidades escolares. “Queremos oportunizar o encontro da arte e da cultura com as crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino. A arte é fundamental para a expressão humana e não apenas enriquece o aprendizado, mas também contribui para a formação de cidadãos criativos e culturalmente conscientes”, pontuou o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
A medida atende as necessidades da Secretaria Municipal de Educação de levar projetos culturais para as unidades escolares. “Esse nosso sonho começou a ser construído em 2021, ainda na pandemia, a partir do atendimento de uma demanda muito grande de projetos culturais e artísticos para os Centros de Educação Infantil, que não recebem muitos projetos, e hoje se torna realidade, atendendo também a Educação Integral e Regular e a Escola Carmélia de Castro está sendo contemplada nos três segmentos desta iniciativa lançada hoje”, informou a secretária adjunta de Educação, Deborah Brianezi.
Durante todo o dia, a comunidade escolar cantou, dançou e se divertiu com as apresentações dos projetos culturais Cultura Sertaneja nas Escolas, com Thayla Franchelle; Mão na Lona Intervenções Artísticas, de Ivan Luiz Soares; e Casos de Viola Caipira, de Wanderson Donizetti de Lima.