Programa Mais Genética realiza primeira reunião com produtores

Poços de Caldas, MG – último dia 22, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), organizou uma reunião com os produtores que serão atendidos pelo programa Mais Genética e equipe do curso de veterinária da PUC Minas. Durante o encontro, realizado na sede da Sedet, foram ouvidas as demandas e expectativas dos produtores, além de ser uma oportunidade para que os veterinários pudessem esclarecer como serão as etapas do programa.
Aproximadamente 15 produtores serão atendidos pelo Mais Genética, desenvolvido no município em parceria com o governo do Estado de MG. O programa visa a melhoria genética dos rebanhos do estado. Segundo o Coordenador de Fomento Agropecuário, Cláudio Torres, o programa Mais Genética já chegou a 73 municípios do Sul e Sudoeste de Minas com mais de 50 mil vacas inseminadas, trazendo benefícios para os pequenos e médios produtores por meio do melhoramento genético e consequentemente o aumento da produção e melhoria de vida no campo.
Ainda durante a reunião, ficou estabelecido que no próximo dia 13 de dezembro terão início as reuniões nas propriedades rurais das comunidades Morro da Consulta e Região dos Campos, para realização de um diagnóstico mais detalhado de cada propriedade, levantando as demandas de cada produtor. Objetivo do programa é a melhoria genética do rebanho de pequenos produtores

Programa
O Programa Mais Genética é desenvolvido pela Sedet, por meio do Departamento de Fomento Agropecuário, em parceria com Secretaria de Agricultura do Estado de Minas sendo representada pela EMATER, e também a PUC Minas, através de professores e alunos do curso de Medicina Veterinária. A ação promove a capacitação, conscientização e acompanhamento dos produtores rurais de Poços de Caldas participantes desta ação conjunta.
O objetivo é melhorar a qualidade genética do rebanho de pequenas propriedades rurais e as características físicas do rebanho, com vistas à ampliação da produção de leite, e consequente aumento da renda dos produtores.
O secretário Franco Martins destaca as parcerias para a implantação do programa. “Sempre buscamos fortalecer ações importantes e promover parcerias sólidas e tanto a PUC como a Emater são grandes parceiros que somam muito à SEDET e ao nosso município, em prol do desenvolvimento sustentável e do fortalecimento da produção agropecuária na região.”

Pecuária Leiteira
Além do café, Poços de Caldas e região possuem forte tradição e vocação também para a produção de leite. Os produtores que estão na atividade há muitos anos, alguns já realizaram curso de inseminação artificial, possuem botijão de armazenamento e inseminam seus animais. Muitos que desejam inseminar e não possuem estes equipamentos, serão agora atendidos pela Prefeitura, através do Mais Genética. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-3017.