Detran libera mais vagas para exames direcionais após repercussão negativa

Poços de Caldas, MG – Após críticas e repercussões negativas devido à falta de vagas para exames direcionais, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tomou medidas para solucionar, pelo menos parcialmente, o problema em Poços de Caldas. O Mantiqueira conversou com Jucimara Fernandes, a diretora do Siprocfc-MG, que representa as autoescolas em Minas Gerais.
Fernandes esclareceu que, após a mídia abordar o assunto, o Detran se manifestou no mesmo dia, liberando mais 120 vagas em cada horário de exame direcional, totalizando 240 vagas para o mês de dezembro. Entretanto, 120 delas já foram preenchidas, e a demanda ainda não está totalmente atendida.
A representante do Siprocfc-MG destacou que, apesar do aumento no número de vagas, ainda não será suficiente para atender a todos que aguardam o exame direcional. Isso pode resultar na perda do processo por parte de alguns candidatos, que teriam que pagar novamente todas as taxas do governo, incluindo o exame médico, válido por um ano.
Ela também ressaltou a complexidade do processo, mencionando a transição entre a SEPLAG (Central de Planejamento e Gestão) e o Detran. Embora a SEPLAG ainda esteja em processo de conhecimento sobre a formação do condutor, o Detran permanece como o órgão responsável durante esse período de transição.
A população, segundo Jucimara, acaba sendo prejudicada pela acumulação de exames e pela falta de eficiência no sistema. A expectativa é de que o Detran continue tomando medidas para resolver definitivamente a questão e garantir uma solução mais abrangente para a demanda de exames direcionais em Poços de Caldas.
Jucimara explicou que a imposição da norma de validade de um ano para o exame médico trouxe complicações, especialmente para aqueles que aguardam há meses pela prova prática. A situação, segundo ela, é agravada pela transição entre a CEPLAG e o Detran, que ainda está em processo de adaptação à área de formação do condutor.
Ela expressou a preocupação com a possibilidade de candidatos perderem seus processos de habilitação devido à falta de vagas e instou o Detran a adotar medidas mais abrangentes para solucionar definitivamente o problema, garantindo uma aplicação mais eficiente dos exames direcionais em Poços de Caldas.

Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com