Principais atividades realizadas em 2023 pelo atletismo de Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG – O Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” que é Centro de Formação da Modalidade de Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09, tem como empreendedor o professor Sídnei Carlos De Parolis e empresa incentivadora a Empresa Unimed Poços, destaca as principais atividades realizadas na temporada 2023.

MEIA MARATONA DAS ÁGUAS
Participação do estudante/atleta Júlio Cesar Nadalete Nogueira na Meia Maratona das Águas no mês de julho. Foi a primeira vez que o Júlio participou da Meia Maratona das Águas e de uma corrida de rua em uma distância tão longa como foi a dessa corrida. Júlio consagrou-se campeão da corrida com o tempo de 1hora18.03:00.

FEDERAÇÃO MINEIRA
Participação da equipe de atletismo do Projeto Atletismo Poços de Caldas em Torneios e Campeonatos Mineiros da Federação Mineira de Atletismo. O nosso projeto procurou no ano de 2023 dar as melhores condições para os nossos alunos participarem de competições em nosso estado, proporcionando o desenvolvimento de todos.

RAFAELA
Participação da estudante atleta Rafaela Cristine Maciel de Sousa em competições universitárias em nosso estado (JUMG), em Campeonatos Brasileiros Universitários (JUB’s) e Competições Internacionais (Universíade). A Rafaela neste ano participou dos Jogos Universitários Mundiais (Universíade Fisu World University Games Summer, realizada na cidade chinesa Chengdu entre os dias 27 de julho a 08 de agosto de 2023. Rafaela obteve nesta competição a 8ª colocação geral a nível mundial, feito inédito realizado no atletismo mineiro. Um dos principais objetivos do nosso projeto são os estudos e a sua conciliação com o desenvolvimento esportivo dos alunos.

JOGOS ESCOLARES
Participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) entre os dias 01 a 06 de agosto de 2023 na cidade de Uberaba – Minas Gerais – a Fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2023). Participaram os alunos/atletas: Sofia, Anderson, Ana Laura, Thálya e Yago. Todos os alunos participaram bem na competição, sendo que o aluno Anderson obteve a terceira colocação na prova dos 800metros.

BRASILEIRO
Participação entre os dias 15 a 17 de setembro de 2023 no Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo localizado na cidade de Bragança Paulista dos Campeonatos Brasileiros Loterias Caixa de Atletismo Sub-23. O Projeto participou com os estudantes/atletas Rafaela Cristine Maciel de Sousa e Júlio Cesar Nadalete Nogueira.
Rafaela participou da prova do arremesso do peso com a marca de 15,20 conseguida no seu primeiro arremesso na fase inicial de classificação, ela conseguiu impor uma marca inicial muito forte, sendo que nenhuma outra atleta conseguiu ultrapassá-la. Vale a pena lembrar que na prova do arremesso do peso, as atletas tem três tentativas iniciais para selecionarem as oito melhores atletas e estas têm mais três tentativas. A marca que mais se aproximou dela ficou a 1,20 metros atrás do seu melhor resultado.
Com esse resultado obtido a Rafaela sagrou-se BI-CAMPEÃ da Prova do Arremesso do Peso, conseguindo o seu 12º Título Nacional em Modalidades de Atletismo. É sem dúvida uma marca histórica para a nossa aluna. No seu currículo além das importantes participações internacionais (Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos da Juventude), a Rafaela é campeã brasileira (exceto ainda da categoria adulta) de todas as categorias da prova do arremesso do peso (Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23). Fato este realizado por pouquíssimas pessoas no nosso país.
Já o Júlio participou das provas de 10.000metros e 5.000metros rasos. O Júlio nunca tinha participado de um campeonato brasileiro de atletismo. Ele vem se destacando muito no cenário de corridas de rua no sul de Minas Gerais. Este ano só em Poços de Caldas ele ganhou a disputada 14ª Maratona das Águas e os 10km da Caldense Running. Nos 10.000metros rasos realizado na sexta feira dia 15/09/2023 a temperatura no horário da prova estava muito baixa, dificultando o aquecimento dos atletas. Mas mesmo nesta situação desfavorável nosso aluno conseguiu impor um ritmo forte e realizou uma excelente prova. No sábado dia 16/09/2023, a temperatura não estava tão baixa e ele conseguiu abaixar cerca de 25 segundos o seu melhor tempo, terminando a prova com a marca de 16’07”00. Excelentes resultados.

TAÇA BRASIL
Participação na III Taça Brasil Master de Atletismo. Participação do atleta Reinaldo de Lima Dias na Categoria M45. Foi a primeira vez que o nosso projeto participou da Taça Master Loterias Caixa de Atletismo. Uma experiência muito valiosa em nossas vidas. Os resultados obtidos pelo Reinaldo são fatos inéditos no atletismo da nossa cidade e região, pois nunca nenhum atleta regional ou Poços-caldense havia participado desta competição. Os participantes são verdadeiros exemplos de superação, disciplina e amor ao esporte. Geralmente em competições de outras categorias todos estamos acostumados a ver os pais torcendo para os filhos, nesta competição isso não acontece, o que ocorre são os filhos torcendo para os pais. Reinaldo foi campeão na prova dos 10.000 metros rasos e 3º Lugar na prova dos 5.000 metros rasos.

CROSS COUNTRY
Realização na cidade de Poços de Caldas da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country. O projeto Atletismo Poços de Caldas participou desta competição ajudando na organização do evento com o professor Sídnei Carlos De Parolis, na arbitragem do evento com os alunos Rafaela, Júlia, Sofia, Kevin e Gabriela e competindo com os alunos Júlio, Reinaldo e Anderson. A participação do nosso projeto nesse evento reflete bem como trabalhamos com os nossos alunos. Desde a formação para participar em competições até a responsabilidade de ocupar cargos como árbitros e ajudarem na organização das competições.

FESTIVAIS
Realização de Festivais Escolares de Atletismo em várias regiões da nossa cidade. O objetivo de realizar os festivais de atletismo em várias regiões da cidade é dar oportunidade ao maior número de estudantes da nossa cidade para conhecerem a modalidade de atletismo. Os festivais são adaptados para serem realizados em campos de futebol ou áreas afins. Quando realizamos os festivais na pista de atletismo não conseguimos atingir todos os estudantes da nossa cidade. Levando os festivais nos bairros as escolas conseguem participar, pois o deslocamento é mais fácil para eles não tendo custos adicionais.