Citur celebra um ano comandando o turismo de Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG – A empresa CITUR (Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas), responsável pelo turismo de Poços de Caldas, celebrou um ano à frente das atividades turísticas da cidade em um evento realizado nesta sexta-feira no Mercado do Cristo. Desde que assumiu o comando, a Citur implementou diversas ações que transformaram a experiência dos visitantes na cidade.
A solenidade de comemoração contou com a presença de diversas autoridades e representantes da empresa, e teve como palco o recém-inaugurado Mercado do Cristo.
Durante o evento, Marcos de Carvalho Dias, presidente da Citur, conversou com o Mantiqueira sobre os resultados alcançados ao longo desse período de um ano.
“Um ano com 365 dias de trabalho e foram 365 de muito trabalho. Tralhamos todos os dias, inclusive sábado e domingo e, graças a Deus, os resultados estão começando a aparecer. A frequência de turistas em Poços de Caldas está melhorando muito. O número de pessoas que procuram informações no nosso posto turístico está aumentando demais. Graças a Deus, temos muito a comemorar por todo esse trabalho que desenvolvemos ao longo desse ano”, declarou.
Dias também falou sobre os próximos projetos da Citur para a cidade. “Estamos expandindo nosso circuito turístico. Recentemente, há duas semanas, firmamos contrato para explorar a Cascata das Antas. Nos próximos 15 dias, vamos incluí-la no nosso circuito integrado de turismo com as Caldas. Quanto ao Zoo das Aves, estamos planejando inaugurá-lo no Véu das Noivas durante o ano de 2025. No Recanto Japonês, onde já temos a casa de chá, estamos em processo de construção e, se Deus quiser, estará pronto até o final do ano”, concluiu.
A Citur tem contrato de 35 anos que prevê investimentos superiores a R$ 45 milhões, com a criação de 250 empregos diretos e indiretos. A empresa é responsável por promover a gestão, a operação e a manutenção dos equipamentos turísticos, além de implantar melhorias, incluindo modernização e implantação de novos serviços.
A empresa é responsável pelo Parque do Cristo, Teleférico, Rampa de Voo Livre, além da mudança do Zoo das Aves, Véu das Noivas, Recanto Japonês e agora, a Cascata das Antas. O Contry Club é outro espaço que futuramente passará a ter gestão da Citur.
O Secretário de Turismo de Poços de Caldas, Israel Pereira, ressaltou os avanços já alcançados e os projetos futuros que estão por vir para a cidade.
“Este espaço que estamos hoje é um marco de outros que serão construídos dentro dos pontos turísticos. O próprio teleférico também. Hoje é um momento especial de comemorar nesse local que, há pouco tempo, estava em uma situação muito ruim e hoje, para todos que estão aqui presentes, está totalmente transformado, evoluído”, afirmou o secretário.
“Temos certeza absoluta desses 34 anos de concessão teremos muitas novidades, muitas evoluções”, concluiu Pereira.
O prefeito Sérgio Azevedo enfatizou o êxito da concessão do turismo em Poços de Caldas, destacando que o setor não poderia estar em melhores mãos.
“Aqueles que estiveram ausentes por um ano e voltam agora a Poços de Caldas certamente ficarão impressionados. Parece que estão em outra cidade. Houve uma mudança completa aqui. O nosso turismo, sem dúvida, é um antes da concessão e outro pós-concessão. E é difícil até imaginar”, afirmou o prefeito.
Sérgio Azevedo ressaltou ainda que o primeiro ano de concessão é apenas o começo de uma jornada que se estenderá por muitos anos, indicando que muitas outras melhorias e investimentos estão por vir. “Os investimentos mínimos são apenas uma garantia. Com certeza, os investimentos serão muito maiores, novas atrações surgirão. Acabamos de integrar a Cascat das Antas nesse circuito turístico. Depois, provavelmente, virá o Country Club. Enfim, vamos cada vez mais melhorando o nosso turismo e, com isso, o investimento que é feito na cidade”, acrescentou. Questionado sobre o aumento do fluxo de dinheiro na cidade devido ao turismo qualificado, o prefeito enfatizou a importância de oferecer qualidade aos visitantes. “Os turistas estão cada vez mais qualificados e exigentes. E é isso que estamos oferecendo aqui em Poços de Caldas. Nossa meta é nos tornarmos um dos 10 destinos turísticos mais procurados do Brasil. E quem sabe, em pouco tempo, alcançaremos esse objetivo”, concluiu Azevedo.

Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com