reuniao_11

Reunião de conselho discute Governança na Administração Pública

Data da Publicação:

11/03/2024

Poços de Caldas, MG – Na semana passada o Conselho de Governança Pública – CGov esteve reunido visando planejar as ações estratégicas que assegurem a implementação de forma sustentável das ferramentas de governança que não apenas estabelece diretrizes, mas também promove uma mudança cultural profunda, orientada para a eficiência, transparência e sustentabilidade.
Com a promulgação do Marco Legal da Governança no município, representado pela Lei 9.789/23, uma nova era se inicia na administração pública local. No cerne dessa transformação encontra-se o recém-criado Conselho de Governança Pública – CGov, composto pelos seguintes membros secretário de Controle Interno, Rogério Moisés, secretário de Governo, Paulo Ney de Castro Júnior, secretário da Fazenda, Alexandre Lino, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Antônio Carlos Alvise, Procuradora-geral do Município, Vanessa Gavião, secretário Municipal de Comunicação Social, Antônio Donizete Albino, secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza.
Como as três esferas, municípios, estados e União estão cada vez mais engajados nesse processo que impactará no melhor planejamento, avaliação e monitoramento das políticas públicas, o Conselho deliberou que os servidores que irão compor os Comitês Internos de Governança Pública – CIGP previstos no Art. 13 da Lei 9789/23, deverão receber capacitação sobre o tema. Para isso esperam contar com o apoio do Instituto Latino Americano de Governança e Compliace Público– IGCP que oferta o Programa de Governança Municipal – PGM e também da Rede Governança Brasil – RGB que oferece mentoria com foco no desenvolvimento das diretrizes da governança para os servidores.
O secretário de Controle Interno, Rogério Moisés, ressalta que as ações que iniciamos em virtude da Lei de governança repercutam positivamente na transformação da cultura organizacional da administração pública ao ponto de influenciar os gestores a não focarem apenas os aspectos da legalidade, legitimidade e economicidade dos atos administrativos, mas que também direcionem seus esforços para a boa governança, para a sustentabilidade e competitividade, contribuindo assim não só com o desenvolvimento do município mas também do país em benefício da sociedade.

Leia Também

foto-paulo-libertas-01-05-25

Prefeito Paulo Ney é o primeiro entrevistado do Jornal da Libertas Edição do Meio-Dia

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, participou nesta quarta-feira (30) da estreia do Jornal do Meio-Dia, da Rádio Libertas, agora transmitido do novo estúdio instalado no prédio do Centro Administrativo. Durante a entrevista,…
foto-camara-apae-30-04-25

Câmara Municipal recebe assistidos da APAE Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira, 25, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, como parte do projeto Câmara em Visita, assistidos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em continuidade à ida dos vereadores…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra solicita informações à Prefeitura sobre elaboração do novo Plano Diretor

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) apresentou o Requerimento n. 1226/2025 na sessão ordinária da última terça-feira, 29. O documento, aprovado pelos parlamentares presentes, solicita esclarecimentos à Prefeitura de Poços de Caldas sobre o andamento do…
foto-joao-pinheiro-30-04-25

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas,MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª Vara…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!