luzia_25

Projeto estabelece limite de alunos em salas de aula com estudante com deficiência

Data da Publicação:

25/03/2024

Poços de Caldas, MG – Está em análise pelas Assessorias e Comissões Permanentes da Câmara de Poços o Projeto de Lei n. 35/2024, que autoriza o Poder Executivo a estabelecer um limite máximo de vinte estudantes nas salas de aula da educação infantil e ensino fundamental I e II da rede municipal de ensino que possuam a matrícula de um estudante com deficiência. A proposta é de autoria da vereadora Luzia Martins (PDT).
A medida está amparada na Lei nº 13.146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência. O Projeto de Lei estabelece que, nos casos em que a sala de aula possuir dois ou mais estudantes deficientes ou com transtornos do desenvolvimento, as demais matrículas não poderão exceder o limite de quinze estudantes. Além disso, as salas de aula de todos os níveis da rede municipal de educação que possuam matrículas de dois ou três estudantes deficientes poderão contar com um professor auxiliar.
Segundo Luzia Martins, o projeto se configura como uma iniciativa fundamental para aprimorar as condições de aprendizado e inclusão, além de reconhecer o impacto direto nas condições laborais dos professores. “Compreendemos os desafios enfrentados pelos gestores públicos no que diz respeito ao investimento de recursos para a educação, mas decidir apostar na educação, propor políticas públicas educacionais mais eficazes e equitativas impactará positivamente em toda a sociedade. A educação é fator crucial para o desenvolvimento pessoal e para a construção de uma sociedade mais próspera e justa”, declara.
Na proposição, a vereadora pontua a realidade enfrentada por pessoas com deficiência ou com transtornos do desenvolvimento e a existência de barreiras de acessibilidade em diversos ambientes, sendo as unidades escolares muitas vezes inadequadas e superlotadas. “O ambiente de aprendizado, quando mal preparado, impõe desafios adicionais às dificuldades naturais enfrentadas por estudantes com deficiência. A presença de classes superlotadas exacerba essa situação, resultando em interpretações equivocadas e frequentemente associadas à falta de tolerância ou aceitação dos estudantes com deficiência. O Projeto de lei proposto busca focar em uma maneira mais assertiva neste problema”, diz.
Por fim, Luzia enfatiza a questão do aumento significativo da população de Poços e, consequentemente, do número de estudantes. “Temos escolas para todos? Como está essa situação? Não podemos trabalhar com salas superlotadas, que prejudicam o processo de aprendizagem e sobrecarregam os professores e demais profissionais. São questões que precisam ser pensadas e discutidas”, finaliza.

Leia Também

foto: Assessoria CMPC

Douglas Dofu pede informações ao Executivo sobre terrenos do Distrito Industrial

Poços de Caldas, MG - Foi aprovado no Plenário da Câmara Municipal, na última terça-feira, 29, em sessão ordinária, um Requerimento do vereador Douglas Dofu (União) solicitando informações à Prefeitura, em especial à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação,…
Foto: Divulgação

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito Paulo Ney é o primeiro entrevistado do Jornal da Libertas Edição do Meio-Dia

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, participou nesta quarta-feira (30) da estreia do Jornal do Meio-Dia, da Rádio Libertas, agora transmitido do novo estúdio instalado no prédio do Centro Administrativo. Durante a entrevista,…
Foto: CMPC/Divulgação

Câmara Municipal recebe assistidos da APAE Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira, 25, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, como parte do projeto Câmara em Visita, assistidos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em continuidade à ida dos vereadores…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra solicita informações à Prefeitura sobre elaboração do novo Plano Diretor

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) apresentou o Requerimento n. 1226/2025 na sessão ordinária da última terça-feira, 29. O documento, aprovado pelos parlamentares presentes, solicita esclarecimentos à Prefeitura de Poços de Caldas sobre o andamento do…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!