Avanços

Desde 2017, Poços de Caldas tem experimentado um desenvolvimento econômico, impulsionado por atrações de empresas e investimentos estratégicos. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho tem informou que está negociando a instalação de 53 empresas no Distrito Industrial local
A maior parte dessas empresas está em estágios avançados de negociação, com 34 protocolos de intenção já firmados, evidenciando um ambiente de negócios acolhedor. Além disso, o município tem visto grandes expansões de empresas já estabelecidas, consolidando ainda mais sua base industrial e empresarial.
Um dos projetos mais significativos recentemente implementados é o projeto de Terras Raras, que colocou Poços de Caldas no mapa global, atraindo investimentos internacionais de aproximadamente R$ 2 bilhões. Este projeto não só destaca o potencial mineral da região, mas também fortalece sua posição como um centro de inovação em mineração e tecnologia.
O impacto dessas iniciativas refletirá no mercado de trabalho. Estão previstas 3.416 vagas de emprego diretas, além de 13.664 vagas indiretas. Esse aumento substancial na oferta de empregos vai refletir não apenas o crescimento econômico, mas também em melhorar a qualidade de vida dos poços-caldenses através de oportunidades de emprego.
A trajetória de Poços de Caldas desde 2017 até os dias atuais mostra que é possível pensar em desenvolvimento com políticas públicas e investimentos estratégicos. O município no período mostrou um fortalecimento em sua economia local e se estabeleceu como um polo atrativo para investimentos nacionais e internacionais. Esperamos que este período de atrações a projetos econômicos tenha uma continuidade nos próximos anos fazendo a economia do município mais forte com a diversificação de suas atividades.