ulis_21

Ulisses Guimarães preside audiência sobre piso salarial dos profissionais de Odontologia

Data da Publicação:

21/06/2024

Poços de Caldas, MG – O Deputado Federal Ulisses Guimarães (MDB) presidiu nesta quinta-feira uma audiência pública sobre o piso salarial dos profissionais de odontologia. A sessão levantou questões sobre a realidade enfrentada pelos profissionais e destacou a importância de ações concretas para garantir um salário justo e condizente com a responsabilidade de sua função. A audiência foi promovida pelas comissões de Finanças e Tributação e de Saúde da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Os cirurgiões-dentistas são responsáveis pela saúde bucal de mais de 200 milhões de brasileiros. No entanto, muitos desses profissionais, que dedicam 40 horas semanais na Atenção Primária à Saúde, ainda recebem até mesmo um salário-mínimo. Essa situação é inaceitável, principalmente considerando que a Lei 3.999/61 estabelece um piso salarial específico para a categoria. A lei estipula que o piso salarial para os cirurgiões-dentistas deve ser de três salários-mínimos de 2022, ou seja, R$ 3.636,00, para uma carga horária de 20 horas semanais.
Na audiência, foi ressaltado que, após a pandemia, a luta pela valorização dos profissionais de saúde do SUS ganhou força, incluindo a classe médica e odontológica: “Os profissionais da odontologia estão em contato direto com a cavidade oral dos pacientes e, portanto, sujeitos a diversas contaminações que podem até levar à morte”, afirmou Ulisses.
As entidades representativas da classe, como o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, além de federações, sindicatos e associações de classe, têm lutado incansavelmente pelo cumprimento da Lei 3.999/61 em todos os municípios do país. Esses esforços incluem o envio de ofícios, reuniões com prefeitos e vereadores, e até ações judiciais para garantir que os cirurgiões-dentistas sejam devidamente valorizados. No entanto, muitos municípios alegam falta de recursos financeiros, especialmente devido à ausência de apoio do Ministério da Saúde.
Na reunião, também foram discutidos dois projetos de lei em tramitação que visam majorar o valor do piso salarial e deixar explícita sua aplicabilidade aos médicos e cirurgiões-dentistas estatutários. São eles o PL 1.365/22, de autoria da Senadora Daniella Ribeiro (PSD – PB), e o PL 1.507/22, do ex-deputado federal Heitor Freire (UNIÃO – CE), apensado ao PL 765/15 do ex-deputado federal Benjamin Maranhão (SD – PB). Esses projetos propõem valores mais justos e coerentes com a importância desses profissionais para a saúde da população brasileira.
Estiveram presentes na audiência pública representantes de importantes entidades da área da saúde, incluindo a Federação Interestadual dos Odontologistas, a Federação Médica Brasileira, o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais e a Federação Nacional dos Odontologistas. Essas instituições, que desempenham um papel crucial na defesa dos direitos e na valorização dos profissionais de saúde, contribuíram com suas perspectivas e reforçaram a necessidade de uma remuneração justa para os cirurgiões-dentistas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

 

Leia Também

foto-joao-pinheiro-30-04-25

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas,MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª Vara…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!