luzia_9

Projeto propõe ações de proteção à primeira infância na rede pública de saúde

Data da Publicação:

04/07/2024

Poços de Caldas, MG – Aprovado em primeira discussão pela Câmara de Poços, o Projeto de Lei Complementar n. 20/2022 acrescenta dispositivos ao Código de Vigilância em Saúde do município para propor ações de proteção à primeira infância no Programa Saúde da Família e no Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. A matéria é de autoria dos vereadores Luzia Martins (PDT) e Douglas Dofu (União).
O projeto prevê a inclusão do artigo 59-C na legislação em vigor, estabelecendo a adoção de protocolos clínicos na rede de atenção básica para identificação de sinais de riscos para o desenvolvimento psíquico de crianças de zero a três anos de idade. De acordo com a proposição, as unidades deverão aplicar instrumentos voltados para a detecção de Transtorno do Espectro Autista e outros transtornos psíquicos, além de ter profissionais devidamente capacitados para esse trabalho. Detectados os riscos de desenvolvimento psíquico, as crianças deverão ser encaminhadas para atendimento especializado a fim de receberem as devidas intervenções.
Atenta às pautas que envolvem crianças e adolescentes, a vereadora Luzia procurou profissionais especializados que subsidiaram a justificativa do projeto e pontuaram a importância de investir na prevenção da saúde. Segundo esses profissionais, “atualmente, já se entende que quanto antes for a atuação, menores os custos para o município com o tratamento e ainda melhores os resultados alcançados com a intervenção a tempo. Essa intervenção propõe que se trabalhe tão logo observados sinais de risco no desenvolvimento psíquico dos bebês, uma vez que, o quanto antes detectado o sofrimento e realizada a intervenção, maiores as chances de modificar a maneira como a constituição psíquica se faz”.
No projeto, a vereadora pontua que uma alteração na Lei 8.609, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, obriga a aplicação a todas as crianças, nos seus primeiros dezoito meses de vida, de protocolo ou outro instrumento construído com a finalidade de facilitar a detecção, em consulta pediátrica de acompanhamento da criança, de risco para o seu desenvolvimento psíquico. “Avaliar os bebês e identificar precocemente intercorrências no desenvolvimento, além de fazer as intervenções necessárias no momento em que é encontrada qualquer dificuldade, contribui para um melhor prognóstico”, ressalta a parlamentar.
O Projeto de Lei ainda será votado em segunda discussão. O documento na íntegra está disponível para consulta no Portal da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br).

 

 

Leia Também

foto-joao-pinheiro-30-04-25

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas,MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª Vara…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!