luzia_9

Criação do Observatório de Proteção Integral à Infância e Adolescência

Data da Publicação:

06/09/2024

Poços de Caldas, MG – Em uma iniciativa para fortalecer a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes em Poços de Caldas, a vereadora Luzia Martins apresentou um projeto de lei que visa a criação do Observatório de Proteção Integral à Infância e Adolescência. O projeto, apresentado no plenário da Câmara Municipal no dia 28 de agosto de 2023, busca estabelecer um órgão dedicado ao monitoramento e fiscalização das políticas públicas voltadas a essa faixa etária.
O Observatório terá a responsabilidade de monitorar, controlar e fiscalizar as políticas públicas de proteção e promoção social voltadas para crianças, adolescentes e suas famílias. De acordo com o projeto, a criação do Observatório visa cumprir os seguintes objetivos:
Proteção Integral: Contribuir para a proteção integral da criança e do adolescente. Promoção de Políticas: Auxiliar na promoção das políticas que asseguram os direitos dos menores.
Transparência e Controle: Fomentar a democratização do processo de fiscalização e controle das políticas públicas.
Qualidade e Eficiência: Aperfeiçoar o acompanhamento da execução orçamentária e garantir a qualidade dos serviços.
Integração: Melhorar a integração das atividades desenvolvidas pelo município na área de proteção e promoção social.
Informação e Transparência: Veicular informações precisas e promover a transparência na gestão pública.
Participação Social: Ampliar a participação da sociedade civil na formulação e controle das políticas públicas.
Cooperação Interinstitucional: Promover a cooperação entre diversos órgãos e entidades envolvidas na proteção da infância e adolescência
O projeto de lei também estabelece que o Observatório deverá desenvolver e monitorar indicadores para avaliar a efetividade dos serviços prestados em diversas áreas, como saúde, educação, cultura, esporte, lazer e proteção dos direitos. Esses indicadores servirão para subsidiar ações governamentais e da sociedade civil, além de facilitar a coleta e análise de dados relevantel
A gestão do Observatório será confiada a um órgão colegiado, cuja constituição será definida por uma lei de iniciativa do Poder Executivo. O órgão terá a responsabilidade de implementar e veicular dados, pareceres e notas técnicas sobre as políticas públicas, contribuindo para o controle e a intervenção do Poder Legislativo e da sociedade civil.
A vereadora Luzia Martins destaca que o projeto visa fortalecer a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece os direitos fundamentais das crianças e adolescentes e é a base legal para sua proteção integral. A proposta busca garantir que crianças e adolescentes em Poços de Caldas tenham acesso a educação, saúde, cultura e oportunidades de desenvolvimento em um ambiente seguro e respeitoso.

Leia Também

Foto: Divulgação

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito Paulo Ney é o primeiro entrevistado do Jornal da Libertas Edição do Meio-Dia

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, participou nesta quarta-feira (30) da estreia do Jornal do Meio-Dia, da Rádio Libertas, agora transmitido do novo estúdio instalado no prédio do Centro Administrativo. Durante a entrevista,…
Foto: CMPC/Divulgação

Câmara Municipal recebe assistidos da APAE Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira, 25, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, como parte do projeto Câmara em Visita, assistidos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em continuidade à ida dos vereadores…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra solicita informações à Prefeitura sobre elaboração do novo Plano Diretor

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) apresentou o Requerimento n. 1226/2025 na sessão ordinária da última terça-feira, 29. O documento, aprovado pelos parlamentares presentes, solicita esclarecimentos à Prefeitura de Poços de Caldas sobre o andamento do…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!