charre_6

Liminar suspende interrupção das licenças para charretes em Poços

Data da Publicação:

06/09/2024

Poços de Caldas, MG – A Justiça de Poços de Caldas suspendeu, nesta quinta-feira (5), a medida que interrompia as licenças para condução de charretes na cidade. A decisão foi tomada após a Associação de Condutores de Veículos de Tração Animal entrar com um mandado de segurança. A liminar foi concedida pela juíza Tania Marina de Azevedo Grandal Coelho, da 5ª Vara Cível, que suspendeu os efeitos do decreto municipal até que o caso seja decidido em caráter definitivo.
A juíza argumentou que a suspensão das licenças não respeitou o direito ao contraditório e à ampla defesa, garantidos pela Constituição. Com isso, os condutores de charretes podem retomar suas atividades enquanto o processo segue na Justiça. De acordo com Marcelo Brigagão, advogado da associação, a decisão judicial anula todos os atos que proibiram ou dificultaram o trabalho dos charreteiros.
Em resposta, a Procuradoria Geral do município informou, por meio de nota, que ainda não havia sido oficialmente notificada, mas que está ciente da decisão favorável à associação e que o município terá oportunidade de se manifestar.
Suspensão anterior das licenças – Na quarta-feira (4), o município de Poços de Caldas havia publicado no Diário Oficial uma decisão temporária suspendendo as licenças das charretes de tração animal por 30 dias. A medida visava dar tempo à Câmara Municipal para votar um projeto de lei do executivo, que pretende substituir as charretes por carruagens elétricas.
Projeto de lei em discussão – A polêmica sobre as charretes de tração animal em Poços de Caldas vem ganhando destaque desde que o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) anunciou, em junho, o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal propondo a substituição das charretes por carruagens elétricas. O prefeito reiterou que a suspensão das licenças era independente da aprovação ou não do projeto, e que a prefeitura já havia fixado o dia 4 de setembro como data final para o fim das charretes na cidade.
O projeto de lei ainda está em tramitação e, se aprovado, encerrará o serviço de charretes puxadas por animais, permitindo a substituição por veículos elétricos.

 

Nota da prefeitura sobre liminar em favor dos charreteiros

Poços de Caldas, MG – Embora não tenha ainda sido regularmente intimado, o Município teve conhecimento da liminar proferida pela Douta Juíza da 5ª Vara Cível, nos autos do mandado de segurança impetrado pela Associação dos Condutores de Charretes, a qual suspende os efeitos do ato administrativo que suspendeu as licenças para o exercício da atividade de charrete.
Referida decisão foi proferida sem ouvir o Município, que terá o prazo legal para se manifestar, após intimação. A decisão, que acata apenas parcialmente o pedido inicial da Associação, se absteve de analisar aspectos meritórios e tratou apenas dos aspectos formais, não significando, portanto, o reconhecimento da inexistência de irregularidades no exercício da atividade. O Município reitera a correção e legalidade dos seus atos e, no prazo legal, realizará todos os esclarecimentos necessários.
O Poder Executivo esclarece ainda que atuou dentro dos limites de suas atribuições e ratifica o papel decisivo do Poder Legislativo para a solução definitiva da questão, por meio da votação do projeto de lei, o que é reforçado pela atual conjuntura da decisão judicial.

Leia Também

foto-pocos-de-caldas-conquista-premio-estadual-com-projeto-pioneiro-de-concessao-turistica-06-05-25

Poços de Caldas conquista prêmio estadual com projeto pioneiro de concessão turística

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas foi consagrada como campeã na categoria Turismo do 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, durante o 40º Congresso Mineiro dos Municípios, realizado em Belo Horizonte nesta terça-feira (6). O…
foto-parlamento-jovem-06-05-27

Equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento participa do Parlamento Jovem

Poços de Caldas, MG- Nesta segunda-feira (5), a equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT) da Secretaria Municipal de Planejamento participou da Oficina do Parlamento Jovem 2025, realizado no Plenário da Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo.…
foto-cpi-reuniao-06-05-25

CPI dos Serviços Funerários tem segunda reunião com Requerimentos ao Poder Executivo

Poços de Caldas, MG - Na tarde da última segunda-feira, 05, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades nos serviços funerários de Poços de Caldas realizou uma reunião ordinária na sede da Câmara Municipal. Durante o encontro,…
Foto: Divulgação

Gestores de Poços visitam Joinville para conhecer experiências de destaque na administração pública

Poços de Caldas, MG - Representantes da Prefeitura de Poços de Caldas estiveram em Joinville (SC), uma das cidades que mais têm se destacado no Brasil pelos avanços na administração pública nos últimos anos. Estiveram na visita o prefeito Paulo…
Foto: Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani cobra revitalização da Trincheira Tancredo Neves e recebe respostas

Poços de Caldas, MG – O vereador Álvaro Cagnani recebeu as respostas do Executivo Municipal sobre uma série de questionamentos relacionados à situação da Trincheira Tancredo de Almeida Neves, localizada na Rua Corrêa Neto, entre as ruas Prefeito Chagas e…
Foto: Divulgação

Vereador Paulista propõe exposição para homenagear líderes comunitários

Poços de Caldas, MG - Em reconhecimento ao trabalho voluntário e à importância dos líderes comunitários e presidentes de bairro na representação das demandas da população, o vereador Wellington Alber Guimarães (Paulista) propôs a realização de uma exposição fotográfica na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!