paulo_7

Paulo Ney fala de desafios e planos para Poços em entrevista pós-eleição

Data da Publicação:

07/10/2024

Poços de Caldas, MG – O recém-eleito prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney de Castro Júnior, esteve nesta segunda-feira (7) na redação do Mantiqueira para uma entrevista, onde compartilhou suas impressões sobre a vitória nas urnas e os desafios que o aguardam.
Após uma campanha exaustiva, Paulo Ney confessou que precisa de alguns dias para descansar antes de focar na transição de governo. “Foi uma eleição muito difícil, uma campanha realmente desafiadora”, afirmou. O pleito teve quatro candidatos com chances reais de vitória, mas Paulo Ney acabou vencedor de forma tranquila.
Paulo Ney, que já possui uma trajetória de oito anos na prefeitura, declarou estar confiante para o novo cargo. “Para mim, essa nova missão não será uma grande dificuldade. É motivo de muito orgulho”, disse ele, demonstrando entusiasmo com o desafio de liderar a maior cidade do sul de Minas Gerais.
O prefeito eleito se diz motivado a contribuir com o desenvolvimento de Poços de Caldas. “Hoje, falo com muito orgulho como prefeito eleito da nossa cidade”, concluiu, visivelmente emocionado e pronto para dar início ao seu mandato.
Durante a campanha, Paulo Ney contou com o apoio total do prefeito Sérgio Azevedo, reeleito e com altos índices de aprovação. “Foi uma campanha de continuidade, a população reconhece a gestão atual, e o Sérgio esteve comigo desde o começo”, afirmou. O candidato reforçou o caráter propositivo de sua campanha, ressaltando que desde o início optou por uma postura de respeito e integridade, sem ataques aos adversários.
“Foi a minha primeira vez disputando uma eleição e o grande desafio era me tornar conhecido”, comentou Paulo Ney, lembrando que, em apenas 40 dias, conseguiu consolidar seu nome entre os eleitores e alcançar a vitória “Graças a Deus, a população comprou essa ideia”, afirmou, atribuindo o sucesso de sua campanha ao apoio popular e à confiança no trabalho da gestão atual.

A campanha
“Começamos com apenas 4 a 6% de intenção de voto e terminamos com cerca de 38%, então já esperávamos um crescimento”, afirmou Paulo Ney. Ele destacou que o principal desafio era o tempo: “O tempo era o nosso grande inimigo. Sabíamos que não podíamos errar, então foi uma campanha intensa.”
Paulo Ney também fez questão de reconhecer o trabalho de sua equipe, liderada pelo coordenador Celso Donato, que desempenhou um papel essencial na campanha. “Pedi ao Celso que me blindasse, que me mantivesse focado na rua, interagindo com as pessoas. Foi assim que conseguimos maximizar o tempo”, explicou. Ele agradeceu à equipe pela dedicação, que permitiu que ele se concentrasse nas visitas e no contato direto com os eleitores.
No sábado à tarde, último dia da campanha, Paulo Ney sentiu o peso de toda a jornada: “O cansaço bateu forte, mas senti que tinha cumprido meu papel. No fim, não parei um minuto e estive atrás do voto a cada segundo.”

Transição
Paulo Ney destacou que, por já integrar a atual administração, espera um processo de transição tranquilo e sem grandes obstáculos.
Embora pretenda descansar por alguns dias antes de iniciar a transição, o prefeito eleito revelou que o planejamento para essa etapa já está em curso. “Vamos colocar algumas pessoas de fora da administração para auxiliar, mas acredito que vai acontecer da forma mais tranquila possível. Estou acostumado ao ambiente e às pessoas que compõem a atual gestão”, explicou ele.
Paulo Ney destacou que o conhecimento prévio da equipe e dos secretários facilitará o processo. “Esse ambiente já é familiar para mim, então, daqui a uns 10 ou 15 dias, vamos começar a nos concentrar na transição com foco total”, afirmou.
O prefeito eleito ainda reafirmou que a continuidade e o diálogo serão os pilares dessa transição, assegurando que todos os detalhes serão cuidadosamente ajustados para que Poços de Caldas siga o trabalho bem-sucedido da gestão atual. Com isso, ele espera garantir que a cidade mantenha sua trajetória de progresso e estabilidade.

Desafios
Poços de Caldas, MG –Paulo Ney destacou a crise hídrica como uma das principais preocupações para o início de seu mandato. Com um cenário de escassez de água que afeta não apenas a cidade, mas também todo o país, Paulo Ney enfatizou a importância de adotar medidas preventivas e alternativas para garantir o abastecimento.
“A crise hídrica está tirando o sossego de todos, e precisamos pensar em soluções. No nosso plano de governo, já consideramos a criação de novas bacias de contenção, uma na Zona Sul e outra na Zona Leste,” afirmou. Ele também mencionou a necessidade de realizar o desassoreamento da Saturnino de Brito antes do período de chuvas. “Essas ações precisam ser feitas agora, enquanto ainda é possível intervir.”
A expectativa de chuva os próximos dias trouxe um alívio temporário, mas Paulo Ney ressaltou a importância de um esforço contínuo e da cooperação da população. “O recado principal é para a população economizar água. Estamos vendo cidades como Uberlândia e Uberaba, enfrentando racionamento total, e queremos evitar chegar a esse ponto em Poços de Caldas,” disse o prefeito eleitos.

Educação
O prefeito eleito destacou a educação como uma das principais áreas de sua gestão, com um foco que vai além dos índices de avaliação. Embora o aumento da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) seja importante, Paulo Ney enfatizou que a verdadeira meta é oferecer uma educação de qualidade e valorizar os servidores da área.
“A educação não é somente aumentar a nota do IDEB. Precisamos trabalhar para oferecer uma educação de qualidade e valorizar os nossos servidores,” afirmou Paulo Ney, sinalizando que pretende investir tanto na formação quanto no reconhecimento dos profissionais da educação.
Entre as prioridades destacadas pelo novo prefeito, estão a ampliação da escola em tempo integral e a eliminação das filas de espera nas creches, desafios que ele considera fundamentais para o desenvolvimento da cidade. “A escola integral e zerar as filas de creches são nossos desafios, e vamos trabalhar para que isso se torne realidade,” declarou.

Mobilidade
Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento urbano, Paulo Ney destacou uma série de obras de infraestrutura e melhorias na segurança para atender às necessidades de Poços de Caldas. As intervenções, que abrangem várias regiões da cidade, visam reduzir acidentes e facilitar o tráfego, ao mesmo tempo em que promovem mais segurança para a população.
Entre as principais obras planejadas, Paulo Ney destacou a ligação da Zona Oeste com a Zona Sul, a construção de um novo trevo na Saturnino de Brito e uma alça de acesso na região do Bianucci, próxima aos bairros das Flores. “Essa é uma área que precisa de atenção há muito tempo, com altos índices de acidentes. Nossa prioridade é melhorar a mobilidade e garantir a segurança de quem transita por ali”, afirmou.
Outros pontos de melhoria incluem os trevos na Wenceslau Braz, como o Campos Elíseos, e o da entrada da Chácara Poços de CAldas, áreas onde as demandas por obras estruturais são antigas.
Além da infraestrutura, Paulo Ney abordou a importância de expandir o monitoramento de segurança, que começou a ser instalado recentemente. “A segurança é um tema essencial, e precisamos avançar no monitoramento para garantir uma cidade mais segura para todos”, ressaltou.

Saúde
Paulo Ney salientou os avanços recentes na área, mas destacou que ainda há muito a ser feito. A ampliação dos horários de atendimento nos Postos de Saúde da Família (PSFs) e a redução nas filas de espera para exames, consultas e cirurgias são algumas das metas que ele pretende implementar em seu mandato.
“Graças a Deus, vimos uma melhora significativa na saúde nos últimos meses, mas nosso desafio é manter e expandir esses avanços,” comentou. Ele observou que a ampliação dos horários de atendimento nos PSFs é uma demanda frequente dos moradores. “Muitos pediram durante a campanha que os PSFs tenham horários mais amplos. Vamos trabalhar para que isso seja uma realidade,” afirmou.
Paulo Ney reconheceu que a saúde é um campo em constante evolução, com desafios que surgem a todo momento. “Nunca teremos uma saúde perfeita, mas nosso compromisso é reduzir os tempos de espera para exames, consultas e cirurgias. Estaremos sempre trabalhando para minimizar essas lacunas,” disse o prefeito eleito.

Secretariado
Em relação ao futuro secretariado, o prefeito eleito sinalizou que fará algumas mudanças, mas ressaltou que as decisões serão tomadas com cautela e após uma análise detalhada. Com oito anos de experiência na prefeitura, ele acredita que possui o conhecimento necessário para identificar as áreas onde as alterações são mais necessárias.
“Teremos algumas mudanças, mas não vou antecipar nada agora. Primeiro, precisamos discutir e avaliar cada secretaria. Eu e Eduardo já conversamos sobre isso e decidimos que primeiro ganharíamos a eleição, e depois trabalharíamos na composição dos nomes,” explicou Paulo Ney, enfatizando que há tempo para estruturar a equipe de forma cuidadosa.
Paulo Ney destacou ainda que, devido ao seu conhecimento sobre o funcionamento interno da prefeitura, entende bem onde as mudanças são urgentes e onde a continuidade será vantajosa. “Certamente, vamos reunir a equipe, conversar com cada secretaria e decidir onde são necessárias as modificações,” acrescentou.

Centro Administrativo
Sobre a mudança para o novo Centro Administrativo de Poços de Caldas, que deve ocorrer no dia 6 de novembro, ainda sob a gestão do atual prefeito, Sérgio Azevedo. Paulo Ney destacou a importância dessa transição, que permitirá à prefeitura oferecer melhores condições de trabalho para os servidores, com todos os setores concentrados em um único prédio.
“O Sérgio fez muito por essa obra, e é justo que ele inaugure esse espaço. Teremos um local mais organizado, que proporcionará um ambiente de trabalho melhor para todos, inclusive para o prefeito,” afirmou Paulo Ney. Ele ressaltou que a conclusão do Centro Administrativo representa a realização de um sonho de 150 anos para a cidade, centralizando a administração municipal em um espaço moderno e eficiente.

Câmara Municipal
Paulo Ney destacou a importância de uma relação harmoniosa e colaborativa com a Câmara Municipal. Para ele, a cooperação entre Executivo e Legislativo é essencial para o desenvolvimento de Poços de Caldas. “Tenho uma certa afinidade e amizade com todos os vereadores eleitos. Na noite da eleição, antes de dormir, fiz questão de ligar para cada um deles,” contou Paulo Ney. Ele compartilhou que muitos atenderam demonstrando receptividade e disposição para dialogar. “Foi uma resposta super positiva,” afirmou. Sobre a condução dos trabalhos, Paulo Ney reforçou que o foco será exclusivamente o progresso da cidade, independentemente de questões partidárias. “Essa questão partidária não é o foco principal. O foco é a cidade. Deixei esse recado claro para eles: vamos trabalhar juntos, pela cidade. Independente de partido, a cidade tem que estar acima de tudo,” declarou.

Agradecimento
Paulo Ney encerrou sua primeira entrevista pós-eleição ao Mantiqueira com uma mensagem de gratidão aos eleitores pela expressiva votação que recebeu. Visivelmente emocionado, ele destacou o orgulho e a alegria de ter sido escolhido para liderar a cidade onde construiu sua vida e criou seus filhos.
“Hoje estou cansado, mas muito feliz pelo trabalho realizado e pela oportunidade de estar à frente da cidade. Agradeço ao prefeito Sérgio Azevedo pelo apoio, liberdade e, principalmente, pela confiança que depositou em mim,” declarou Paulo Ney, reconhecendo o papel fundamental de Sérgio Azevedo em sua jornada até a vitória. “Foi essa confiança que permitiu que meu nome surgisse como candidato,” completou.
Durante a campanha, Paulo Ney percorreu Poços de Caldas de ponta a ponta e mencionou que o carinho que recebeu dos moradores, especialmente das crianças, foi uma das maiores recompensas. “O carinho das crianças é o mais bacana de tudo. Elas abraçaram nossa campanha, e isso me deixou muito motivado,” contou ele, visivelmente emocionado.
Encerrando suas palavras, Paulo Ney reafirmou seu compromisso de honrar cada voto recebido. “Sei dos desafios que temos pela frente, mas estou pronto para administrar a cidade. Pode ter certeza de que vou honrar cada voto e fazer o que for melhor para Poços de Caldas,” concluiu, cheio de entusiasmo e gratidão pela oportunidade de liderar a cidade que tanto ama.

 

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com

 

Leia Também

foto-audiencia-terras-raras-29-04-25

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Tiago Mafra questiona Prefeitura sobre relatório de transição da Controladoria

Poços de Caldas, MG - Um requerimento de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), nº 1156/2025, foi aprovado em Plenário na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na última terça-feira, 22. O documento solicita à Prefeitura de Poços de Caldas respostas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!