foto-vereadores-atepro-12-04-25

Vereadores recebem agentes de saúde e propõem Anteprojeto que autoriza o repasse de incentivo financeiro

Data da Publicação:

12/04/2025

Poços de Caldas, MG- Os vereadores da Câmara Municipal de Poços de Caldas receberam, nesta semana, uma comissão formada por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. O objetivo principal foi discutir melhorias para as categorias, entre elas a concessão do Incentivo Financeiro Adicional, previsto em legislação federal. Como encaminhamento do encontro, os parlamentares irão apresentar um Anteprojeto de Lei regulamentando o repasse do benefício, que é recebido, anualmente, do Ministério da Saúde.
O incentivo destinado aos profissionais está previsto no Decreto Federal n° 8.474/2015, na Lei Federal n° 12.994/2014 e no art. 9-C, §4°, da Lei Federal n° 11.350/2006, visando reconhecer e incentivar o trabalho realizado. Cada Agente Comunitário de Saúde ou Agente de Combate às Endemias, devidamente cadastrado no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – CNES, tem direito ao repasse realizado pelo Ministério da Saúde às Prefeituras. Vários administrações têm procurado regularizar a situação para que os profissionais possam receber os valores.
Durante a reunião, os vereadores destacaram a importância do trabalho dos agentes em Poços. Seguindo os pressupostos da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, esses profissionais atuam na identificação de problemas de saúde nos mais variados territórios e são responsáveis pelo planejamento de estratégias de intervenções clínicas e sanitárias mais efetivas e eficazes. “Eles são indispensáveis por desempenharem um dos mais desafiadores trabalhos, essenciais para toda a comunidade”, ressaltam.
De acordo com o vereador Lucas Arruda (Rede), desde a gestão anterior, existe a tentativa dos parlamentares para que a Prefeitura realize o pagamento deste valor previsto, o que ainda não se concretizou.
“No Acordo Coletivo assinado com o Sindicato dos Servidores Públicos, o prefeito pediu um prazo de 60 dias para fazer esse estudo. Ele se demonstrou muito sensível à causa para poder viabilizar essa situação. A gente espera que agora, com o tempo, esse estudo seja feito e que os profissionais possam receber esse incentivo financeiro no final do ano”, explicou.
A expectativa é que a partir de 2025 o Poder Executivo faça o repasse das verbas para a categoria, cumprindo as legislações federais.

 

Leia Também

foto-audiencia-terras-raras-29-04-25

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Tiago Mafra questiona Prefeitura sobre relatório de transição da Controladoria

Poços de Caldas, MG - Um requerimento de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), nº 1156/2025, foi aprovado em Plenário na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na última terça-feira, 22. O documento solicita à Prefeitura de Poços de Caldas respostas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!