Foto: CMPC/Divulgação

Projeto de Aliff Jimenes proíbe músicas impróprias para crianças e adolescentes em escolas públicas

Data da Publicação:

13/02/2025

Poços de Caldas, MG – O Projeto de Lei n. 09/2025, apresentado pelo vereador Aliff Jimenes (PL), proíbe a execução de músicas impróprias para crianças e adolescentes em escolas públicas do município. O objetivo principal da proposta, denominada Integridade Cultural Escolar, é proteger os direitos desse público, conforme garantido pelo ECA, proporcionado um ambiente escolar saudável. A matéria foi encaminhada para análise das Comissões Permanentes da Câmara.
De acordo com o projeto, considera-se inadequado a crianças e adolescentes qualquer conteúdo que: estimule a violência, a discriminação e o preconceito; faça apologia às drogas ou a outros tipos de substâncias ilícitas; contenha linguagem obscena ou pornográfica; utilize expressões de duplo sentido que promovam ideias inadequadas ao desenvolvimento moral.
Para o autor, a proposta visa também preservar a integridade física, psíquica e moral de crianças e adolescentes, respeitando seus direitos à educação, dignidade e liberdade, e protegendo-os de conteúdos prejudiciais ao seu crescimento. “A gente sabe que, hoje em dia, crianças e jovens estão expostos a muitas informações e não duvidamos que fora do ambiente escolar eles possam sofrer uma má influência. A realidade é que nós acreditamos que o ambiente escolar, por ser compartilhado, deve ter uma preservação desempenhada pelo poder público. Então, esse projeto vem trazer a proibição de músicas desse tipo. Temos que trabalhar desde cedo para que eles não sejam influenciados negativamente. A música é uma forma de aprendizado e se, infelizmente, a cultura dessa nova juventude for de normalizar o uso de drogas, a violência, o preconceito, a discriminação, a gente sabe que o caminho não vai ser bom. Além da ideia de proteger, o objetivo é cuidar dos servidores, pois eles precisam de apoio do poder público”, comenta o vereador.
Aliff Jimenes ressalta, ainda, que essa pauta foi trazida pela própria comunidade. “Meu mandato tem ouvido professores e, por meio desse projeto, queremos trazer uma proteção moral para as crianças e proteção física para professores, que muitas vezes correm risco de ser agredidos quando as pessoas tem influência e podem se tornar violentas”, diz.
O Projeto de Lei estabelece, ainda, que a fiscalização poderá ser realizada pelo Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação ou outro órgão a ser definido pelo Poder Executivo, mediante denúncias de professores, supervisores, diretores ou mesmo dos pais ou responsáveis pelas crianças, através dos canais de atendimento disponíveis. A matéria, após conclusão dos pareceres das Comissões, segue para votação do Plenário.

Leia Também

foto: Assessoria CMPC

Douglas Dofu pede informações ao Executivo sobre terrenos do Distrito Industrial

Poços de Caldas, MG - Foi aprovado no Plenário da Câmara Municipal, na última terça-feira, 29, em sessão ordinária, um Requerimento do vereador Douglas Dofu (União) solicitando informações à Prefeitura, em especial à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação,…
Foto: Divulgação

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito Paulo Ney é o primeiro entrevistado do Jornal da Libertas Edição do Meio-Dia

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, participou nesta quarta-feira (30) da estreia do Jornal do Meio-Dia, da Rádio Libertas, agora transmitido do novo estúdio instalado no prédio do Centro Administrativo. Durante a entrevista,…
Foto: CMPC/Divulgação

Câmara Municipal recebe assistidos da APAE Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira, 25, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, como parte do projeto Câmara em Visita, assistidos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em continuidade à ida dos vereadores…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra solicita informações à Prefeitura sobre elaboração do novo Plano Diretor

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) apresentou o Requerimento n. 1226/2025 na sessão ordinária da última terça-feira, 29. O documento, aprovado pelos parlamentares presentes, solicita esclarecimentos à Prefeitura de Poços de Caldas sobre o andamento do…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!