Foto: Divulgação

Você é dono de bar ou restaurante? Veja como se preparar bem para atrair mais clientes no Carnaval

Data da Publicação:

21/02/2025

Belo Horizonte, MG – Os mais de 25 mil bares e restaurantes de Belo Horizonte se preparam ao máximo para o período do Carnaval, data que promete impulsionar a economia e gerar renda para os pequenos negócios. Conforme projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a folia deve movimentar R$ 1 bilhão na capital mineira nos próximos dias. Uma pesquisa da entidade também revelou que que seis a cada 10 empresários acreditam que o Carnaval vai gerar um impacto positivo nas vendas. O ticket médio por consumidor está estimado em R$ 180,00, um aumento de 42% em relação a 2024.
Nesse sentido, é fundamental que donos de micro e pequenas empresas do setor de alimentação tenham um planejamento estratégico para faturar mais e atrair novos clientes. Decoração especial, estoques, cardápios atraentes e promoções estão entre as ações que devem ser desenvolvidas pelos empresários.
A analista do Sebrae Minas Simone Lopes fala sobre a importância da boa preparação dos empresários em um período de muito movimento em Belo Horizonte: “A cada ano, o Carnaval atrai novos públicos, gera renda e cria empregos. Com a expansão do evento, toda a cadeia econômica tende a se fortalecer, especialmente os segmentos de alimentação fora do lar, pois a gastronomia é um dos atrativos de Belo Horizonte. Os empresários precisam estar atentos aos cardápios especiais e temáticos, ampliação dos horários de atendimento, estabelecer parcerias e promoções, fazer adaptações no espaço e um plano de divulgação estratégico”, explica.

Algumas dicas essenciais para os bares e restaurantes:
Organize seus horários de atendimento e informe ao público com antecedência;
Se for viável, crie combos pré-folia ou produtos exclusivos, como drinks temáticos ou pratos inspirados no Carnaval;
Invista em uma decoração mais leve e colorida para atrair o público;
Use anúncios com foco nas pessoas que estiverem na região;
Se você tiver um delivery ou um restaurante mais formal, foque no cliente usando uma estratégia para “quem quer fugir do Carnaval”

Prepara Gastronomia
Desde 2020, o Sebrae Minas realiza o programa Prepara Gastronomia para impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar. São consultorias customizadas, cursos, oficinas e apoio em eventos estratégicos para ajudar as empresas a se reinventarem no mercado. A iniciativa é direcionada para microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE), com estratégias e ferramentas que podem ajudá-los a se preparar para as novas demandas e na alavancagem de seus negócios.
No ano passado, o Prepara Gastronomia atendeu a 137 municípios mineiros, impactando diretamente no crescimento de mais de 3,5 mil pequenos negócios, com mais de 2,5 mil consultorias e capacitações realizadas. Nesse período, foram gerados mais de R$ 9 milhões em expectativas de negócios.

Sebrae Play
Com o objetivo de orientar os empreendedores sobre como aproveitar as oportunidades no período do Carnaval, o Sebrae Minas, em parceria com Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a CDL/BH, criou a coletânea “Meu negócio é Carnaval”, com mais de 50 conteúdos gratuitos.
A plataforma também conta com e-books para impulsionar os pequenos negócios da gastronomia, com temáticas como planilha de precificação, fluxo de caixa, depreciação gerencial, engenharia de cardápio, marketing digital, fidelização de clientes, entre outros.

Leia Também

foto-11-06-25

Poços recebe evento “Líderes do Varejo” com destaque para o setor supermercadista e ambiente favorável aos negócios

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas foi palco, nesta terça-feira (10), da abertura solene do evento “Líderes do Varejo – Poços de Caldas”, promovido pela AMIS – Associação Mineira de Supermercados. Reunindo representantes do setor varejista, autoridades públicas,…
Foto: Divulgação

Jornal é meio adequado para publicação legal, diz CNJ

São Paulo, SP - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta quarta-feira (4), que jornais, em formato impresso ou digital, são meios legítimos, seguros e adequados para a veiculação de publicidade legal, como editais e outros atos extrajudiciais. A…
Foto: Divulgação

Pesquisa do Procon aponta queda no preço dos combustíveis

Poços de Caldas, MG - O Procon realizou uma nova pesquisa de preço dos combustíveis em Poços de Caldas entre segunda e quarta-feira (2 e 4). De acordo com o órgão de defesa do consumidor, houve queda nos postos em…
Foto: Divulgação

Ferramenta gratuita ajuda empreendedores a avaliarem nível de digitalização do negócio

Belo Horizonte, MG - Digitalizar o negócio é uma tendência e necessidade cada vez mais fortes entre os pequenos negócios. No entanto, a falta de recursos financeiros, a dificuldade em encontrar soluções digitais adequadas e a falta de conhecimento são…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas recebe a primeira “Coffee Experience” da Essse Caffè

Poços de Caldas, MG - Poços está sendo palco, nesta semana, de uma visita especial da renomada torrefação italiana Essse Caffè. Representando a empresa, estão o diretor de exportações Pedro Buscaroli e o responsável pelas compras de café verde, Gustavo…
Foto: DME/Divulgação

DMED anuncia desligamento programado de energia em bairros nesta quinta-feira

Poços de Caldas, MG - A DME Distribuição (DMED) informou que realizará um desligamento programado de energia elétrica na próxima quinta-feira, 5 de junho de 2025, em Poços de Caldas. A medida será necessária para a execução de melhorias na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!