Secult divulga de editais, incluindo Festival de Inverno, FET e programação cultural

Poços de Caldas, MG – Nesta sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas divulgou o resultado da análise de quatro editais culturais: Festival de Inverno 2023, Festival Estudantil de Teatro (FET) e programação cultural para a Educação Infantil e Educação Integral da Rede Municipal de Ensino.

Ao todo, 212 propostas foram pré-selecionadas, nos Editais 2, 5, 6 e 7/2023 da Secretaria Municipal de Cultura. Os resultados foram publicados no Diário Oficial do Município desta sexta-feira e estão disponíveis no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br ou neste link https://bit.ly/3pUDDle.

O Edital 02 visou à seleção de profissionais artísticos para atuar, de forma remunerada, na montagem, ensaios e demais processos necessários junto às escolas da rede pública de ensino para apresentações no 32º FET – Festival Estudantil de Teatro. A iniciativa, lançada pela primeira vez em 2022, visa atender à demanda da Secretaria Municipal de Educação e pretende proporcionar para as escolas e estudantes uma experiência diferenciada sobre montagem e produção de apresentações culturais e estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os envolvidos.

Inéditos em âmbito local, os Editais 5 e 7 visam selecionar propostas de ações culturais a serem realizadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas unidades de funcionamento integral da Rede Municipal de Ensino. Os editais têm como objetivo selecionar artistas/arte-educadores que reúnam os recursos didático-pedagógicos necessários para realizar ações culturais voltadas para crianças de 0 a 5 anos (Edital 5) e de 6 a 14 anos (Edital 7), proporcionando o desenvolvimento social, educativo e cultural dos estudantes. A iniciativa atende às necessidades da Secretaria Municipal de Educação sobre a vivência dos estudantes da Educação Infantil e Educação Integral com Arte e Cultura em ambiente escolar.

Por fim, o Edital 6 dispõe sobre o Festival de Inverno de Poços de Caldas, que será realizado de 7 a 23 de julho, com o objetivo de proporcionar a efetivação das políticas públicas para a cultura local, com enfoque na descentralização das atividades culturais, no fortalecimento dos territórios culturais, na prestação de serviços culturais e na formação de público.

A Secretaria Municipal de Cultura lançou, neste primeiro semestre, oito editais voltados para o desenvolvimento de atividades culturais, projetos, apresentações e eventos nas mais variadas linguagens artísticas, totalizando investimentos que ultrapassam R$ 3,2 milhões. Os editais de credenciamento de músicos e programação da 21ª Semana Nacional de Museus já tiveram seus resultados divulgados e estão em fase de execução.

De 15 de março a 19 de abril, a Secult recebeu 679 propostas divididas nos oito editais, que são analisadas pelas Comissões de Seleção compostas por servidoras das Secretarias Municipais de Cultura, Turismo e Educação. Na próxima semana, será divulgado o resultado do Edital 01/2023, voltado para a concessão de patrocínio a projetos culturais e, na sequência, o inédito edital Festival Cultural Identidade Feminina.