Vereadora questiona indicação de Diretor-Geral na Câmara Municipal

Poços de Caldas, MG – A Vereadora Luzia Teixeira Martins está solicitando informações sobre a nomeação do ocupante do cargo comissionado de Diretor-Geral do Quadro de Pessoal da referida instituição. Segundo alguns relatos foi indicado para o cargo o nome de uma mulher, mas a indicação foi recusada por integrantes da Mesa Diretora. Luzia Martins quer saber se é verdade a recusa por se tratar de uma pessoa do sexo feminino.
A demanda da Vereadora surge no contexto da criação do cargo de Diretor-Geral, estabelecido pela Lei Complementar 251 de 24 de novembro de 2023, com requisito de formação em Ensino Superior Completo. Luzia Teixeira Martins destaca sua participação ativa nos estudos realizados pela Comissão Especial, que assessorou os trabalhos da Fundação João Pinheiro na elaboração e revisão do Plano de Cargos e Salários, bem como na reestruturação administrativa da Câmara Municipal.
Ela destaca que recentemente, a imprensa local divulgou informações sobre a sugestão da Presidência da Casa para a contratação de um profissional que, além de experiente, possuía excelente formação acadêmica, incluindo títulos de mestrado e doutorado. Contudo, segundo relatos veiculados, a indicação teria sido recusada pelos demais membros da Mesa Diretora, supostamente devido ao gênero da candidata, havendo uma insistência para que o cargo fosse ocupado por um homem.
Diante desses acontecimentos, a Vereadora Luzia Teixeira Martins, representante das mulheres na Câmara de Poços de Caldas, questiona a veracidade das informações veiculadas pela imprensa local. Em um gesto de comprometimento com a igualdade de gênero e a transparência institucional, a parlamentar busca esclarecimentos sobre os critérios adotados na seleção para o cargo em questão.
“Apesar dos avanços significativos na luta por igualdade de gênero, as mulheres ainda enfrentam discriminação no ambiente de trabalho. Se confirmado esse fato, que veiculou nas mídias locais, em nada acrescentou as discussões, os projetos de lei que foram discutidos e aprovados pela câmara municipal. é preciso romper de verdade com a cultura de inferiorização das mulheres no mercado de trabalho”, disse Luzia Martins.