Lideranças políticas: qualidades e defeitos

Hugo PONTES
Professor, poeta e jornalista

Não é incomum as pessoas perguntarem a respeito do que pensamos sobre os políticos e suas lideranças dentro de uma comunidade. As lideranças políticas, tanto históricas quanto contemporâneas, demonstram um conjunto de qualidades e defeitos que moldam suas presenças e legados em nosso contexto social.
Vamos enumerar neste texto o conjunto de características alicerçados em diversos estudos sobre o tema que nos dá uma ideia e um norte para entendermos o que são essas pessoas.
Os líderes políticos têm uma presença carismática que os torna cativantes para o público, inspirando confiança e arrebanhando seguidores que acreditam nas suas propostas.
Os grandes líderes políticos são capazes de articular uma visão clara e inspiradora para o futuro, oferecendo um caminho convincente para alcançar objetivos comuns.
A capacidade de comunicar ideias de maneira clara e persuasiva é fundamental para angariar apoiadores e ganhar apoio para propostas políticas e possíveis realizações que, muitas vezes, não acontecem nunca.
Os líderes políticos eficazes são sensíveis às emoções e preocupações de seus eleitores, demonstrando empatia e compreensão em suas interações.
Uma característica fundamental em relação aos políticos – por excelência – é a coragem para tomar decisões difíceis e enfrentar desafios, principalmente em momentos de crise.
Por outro lado, enumerarmos o que os observadores e analistas dizem com relação aos defeitos dos políticos.
Não raro, esses líderes são dominados por um ego inflado, que priorizam a sua própria glória e poder sobre o bem-estar da população e ou eleitores os quais representam e, até mesmo os partidos que se congregaram para elegê-los.
É notório – neles – a falta de transparência e honestidade que, em dado momento, pode minar a confiança do público e a legitimidade de um líder em virtude do comportamento antiético.
Não raro são autoritários e muitas vezes buscam reprimir a liberdade de expressão, resultando em regimes opressivos os quais violam os direitos humanos.
O que mais acontece no meio político é corrupção que é um problema persistente em muitos sistemas políticos, minando a credibilidade do público e distorcendo as ações políticas em benefício próprio ou de interesses particulares.
Em síntese, as lideranças políticas são moldadas por uma interação complexa de virtudes e defeitos, e seu impacto depende de como esses traços são manifestados e administrados ao longo do tempo pela sociedade.
Imaginemos um presidente, governador ou prefeito que permaneçam por duas legislaturas à frente do país, do estado ou do município… Alguma coisa vai acontecer, por certo.
Mas, não raro, aprontam e não são punidos. Fica a mancha, mas quem vai ficar vermelho com uma possível punição.