Contraditórios

Data da Publicação:

08/05/2025

Wiliam de Oliveira

Analise os dias atuais e perceba.
Estamos contraditórios, para não dizer, somos.
Enaltecemos a necessidade da tolerância e praticamos a intolerância.
Proclamamos a importância da democracia e rejeitamos opiniões diferentes da nossa.
Manifestamos ser contrários ao discurso do ódio, usando exatamente palavras que ventilam nossa ausência de afeição.
Ressaltamos o valor da compreensão, mas basta apenas um gesto do outro para emergir na superfície nossa dificuldade em compreender.
Vociferamos as arbitrariedades da justiça e, em nossas conversas cotidianas, julgamos e condenamos pessoas.
Dizemos precisar, mais do que nunca, de fortalecer o interesse coletivo e estamos cada vez mais interessados em nossa individualidade.
Para não alongar por demais o tema, lembrei-me de uma experiência pessoal.
Certa vez, como repórter de TV, fui produzir matéria sobre as inscrições, em Poços, de cantores e músicos no programa “Fama” exibido pela TV Globo. Uma imensa fila se formava e eu buscava, entre os candidatos, alguém para ser entrevistado. Daí, chamou minha atenção, um sujeito totalmente diferenciado por sua aparência pessoal e trajes coloridos e resolvi abordá-lo. Disse a ele que estava realizando reportagem sobre os candidatos na fila da “Fama” e gostaria de ouvi-lo sobre as expectativas de estar entre os classificados, ao que ele, imediatamente, rejeitou, dizendo:
– Não vou dar entrevista nenhuma. Sou contra o Sistema!

Leia Também

O Mito do Amor Materno: Por que Precisamos Falar Sobre Isso na Semana das Mães

Maio chega, e com ele, uma das datas mais simbólicas e emocionais do nosso calendário: o Dia das Mães. É tempo de homenagens, de flores, de gratidão. Mas também pode ser um tempo de cobrança silenciosa, de culpa e de…

Livros & Leitores

Hugo PONTES* A Câmara Brasileira de Livros, em seu Panorama Editorial, divulgou uma pesquisa sobre a Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela FIPE – Fundação de Pesquisas Econômicas. O resultado obtido apontou uma queda nas vendas de…

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

O preço da conformidade e as lições de Procusto

Gustavo Roberto Januario Procurador Federal 1. Considerações acerca da conformidade Conformidade é um termo que se refere ao ato de ajustar comportamentos, crenças e atitudes para corresponder às normas e expectativas de um grupo social ou da própria sociedade. Em…

Golpe do Amor

Veruska Matavelli Prata Maziero Psicóloga- CRP 04/79749 Instagram: @psiveruskamaziero   O “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, é um esquema no qual golpistas manipulam emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras ou outros benefícios. Mulheres que caem nesse…

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!